Revista Noctua » Normas Editoriais

A Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio tem como propósito publicar dois números por ano, recebendo textos em fluxo contínuo. Os textos devem ser encaminhados com um dos seguintes formatos:

  • Artigos inéditos
  • Relatórios técnicos de pesquisas
  • Resenha de Livros Científicos
  • Resumos de Dissertações e Teses

A redação dos textos pode ser em português, inglês ou espanhol. Os que não se adequarem as normas serão devolvidos aos autores para as devidas correções. A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (em relação à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por pareceristas ad hoc (em relação ao conteúdo e qualidade das contribuições). 

As colaborações para a Revista Nóctua – Arqueologia e Patrimônio devem seguir as especificações abaixo:

            Política Editorial

A Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio é uma publicação de confluências e conexões na área de Arqueologia e Patrimônio Cultural. Tem por objetivo divulgar e difundir trabalhos inéditos sob a forma de pesquisas, artigos e outras produções científicas nas áreas propostas, contribuindo para a disseminação do conhecimento acadêmico, com intuito de criar um espaço de discussão para novas abordagens teóricas e metodológicas em Arqueologia e Patrimônio. 

Desse modo, os trabalhos e artigos a serem publicados na Revista devem enquadrar-se nos eixos temáticos que compõem sua linha editorial. Eventualmente, a critério do conselho editorial, pode-se dedicar uma edição da Revista a determinado eixo temático.

             Políticas de Seção

Artigos

Os artigos devem ser inéditos e cumprir integralmente as Diretrizes Para Autores da Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio

Fontes de Indexação

Latindex

Google Scholar

            Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio tem o objetivo de publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.

1. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais. Seu simples recebimento desobriga a sua publicação. Excepcionalmente o Comitê Editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados e, caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que aqueles inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista, na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do mesmo.

2. Os artigos serão analisados mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de no mínimo 2 avaliadores que sejam especialistas nos temas tratados. Os artigos serão enviados para a avaliação sem a identificação de autoria.

3. Os originais serão encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas e do Comitê Editorial.

4. A Revista se reserva ao direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão da língua original do artigo.

5. Os artigos publicados na Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio, são de livre acesso, podendo ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja referenciada a fonte da publicação original.

6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

        Política de Acesso Livre

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Submissões online

 

Todas as submissões devem ser enviadas para o e-mail: revistanoctua@fundacaoparanabuc.org.br.

A Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio não cobra taxas de submissão de artigo ou de processamento para artigos.

Fases da avaliação

Os artigos submetidos por e-mail à Revista passarão por duas fases de avaliação: a primeira será realizada pela Equipe Editorial e se destina à verificação do cumprimento das diretrizes para autores, disponíveis no site da Revista. Em caso de aprovação, o artigo será encaminhado à segunda fase, onde será realizada a avaliação as cega por pares.

Na primeira fase, caso o artigo não seja aprovado, será encaminhado de volta aos autores. Na segunda, o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou recusado.

Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por e-mail ao autor ou ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da Equipe Editorial.

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todos os artigos submetidos à Revista serão previamente analisados por detector de plágio. Os artigos reprovados pelo detector serão minunciosamente analisados pela Equipe Editorial e, quando for o caso, a Equipe solicitará informações adicionais ao autor. Caso o plágio seja confirmado pela Equipe Editorial da Revista, o artigo será sumariamente recusado.

PESQUISAS FINANCIADAS

Artigos resultantes de pesquisas financiadas por órgãos de fomento devem ser devidamente identificados por nota de rodapé inserida no título do artigo, especificando-se o órgão de fomento e o edital.

PRIORIDADE DE PUBLICAÇÃO

Os seguintes artigos terão prioridade de publicação:

·                     Artigos resultantes de pesquisas financiadas por órgãos de fomento,

·                     Artigos escritos em coautoria com professor vinculado a Instituições de Ensino Superior (IES).

OBSERVÂNCIA DAS DIRETRIZES PARA AUTORES

O Conselho e a Equipe Editorial reservam-se ao direito, em pré-avaliação ou pós-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da Revista. Depois do check list, da pré-avaliação da Equipe Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TEXTOS

As colaborações para a Revista Nóctua – Arqueologia e Patrimônio devem seguir as especificações abaixo:

A. Tamanho dos textos por categoria

Artigos: No máximo 10.000 palavras excluída a bibliografia, com resumo e abstract de no máximo 200 palavras cada.

Resenhas: No máximo 3.000 palavras.

Resumos de teses e dissertações: No máximo 7.500 palavras.

Relatórios técnicos de pesquisa: No máximo 7.500 palavras.

 

B. Orientações para submissão

 

O texto deve ser enviado em Word, com fonte Times New Roman; tamanho 12; entrelinha 1,5; páginas sequencialmente numeradas; tamanho do papel A4; margem superior, inferior, esquerda e direita igual a 3,0.

- Na primeira página, devem constar:

·                     Título;

·                     Resumo;

·                     Abstract

·                     Palavras-chave e Key words.

 

- O trabalho deve ser remetido com uma folha a parte com o nome completo dos autores, instituições as quais pertencem e e-mails.

- Apenas termos científicos latinizados e palavras em língua estrangeira devem constar em itálico.

- As tabelas devem ser digitadas em Word ou Excel, sequencialmente numeradas. utilizar para texto dentro da tabela: Fonte 11 e espaço simples.

- As ilustrações e gráficos devem ser apresentados sequencialmente numerados. Todas as imagens devem ter resolução mínima de 300 dpi, tamanho mínimo de 1.500 pixels, em formato JPG ou TIFF.

- O texto deve fazer referência a todas as tabelas, gráficos e ilustrações.

- As legendas de figuras, gráficos, mapas e tabelas devem ser claras suficientes para a compreensão do seu conteúdo, sem que seja preciso recorrer ao texto.

- Evitar as automatizações no texto, somente numeração de páginas e notas de rodapé devem ser automáticas.

- As notas de rodapé devem ser numeradas em algarismos arábicos e utilizadas apenas quando imprescindíveis, e não como referências. Evitar notas demasiado longas.

- As citações e as referências a autores devem ser realizadas diretamente no corpo do texto e seguir a forma: sobrenome do autor (em caixa baixa), ano, página(s) (exemplos: Martin, 1996:58) (Renfrew e Bahn, 2004); (Figura 1); (Gráfico 5).

- As referências bibliográficas citadas no texto devem ser organizadas em ordem alfabética e em acordo com o seguinte formato:

·       Artigos de Periódicos: Autor(es). (Ano). Título do artigo. Título da publicação, volume: página inicial-página final.

·       Artigos/capítulos de livro– Autor(es) do artigo/capítulo. (Ano). Título do capítulo ou parte. In: Nome(s) Autor(es) ou Nome(s) Editor(es) do livro, (Ed. ou Org.),Título do livro. Editora, Local de publicação, volume ou parte, página inicial-página final.

·       Livros considerados na íntegra– Autor(es). (Ano).Título do livro. Editora, Local de publicação.

·       Livros considerados apenas em parte– Autor(es). (Ano).Título do livro. Editora, Local de publicação, volume ou parte, página inicial-página final.

·       Dissertações e Teses – Autor(es). (Ano). Título da dissertação ou tese. (Dissertação de mestrado em – área do conhecimento; ou Tese de doutorado em – área do conhecimento). Universidade, Local da Publicação.

·       Publicações Eletrônicas – Autor(es). (Ano). Título do documento. Disponível em: Acesso em: data.

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS EM ARTIGOS

As imagens utilizadas nos artigos deverão ser inseridas no corpo do texto e também submetidas individualmente como “Documentos Suplementares” no processo de submissão.

O formato para submissão como documento suplementar deverá ser “.jpg ou .tiff” e a imagem deverá ter resolução mínima de 300 dpi e tamanho mínimo de 1.500 pixels. Além da imagem, o autor deverá enviar por meio dos “Documentos Suplementares” a autorização de uso.

No caso de imagens sem a resolução exigida ou sem a autorização de uso, o autor será notificado para fornecer nova imagem em 2 dias úteis. Se a nova imagem não for fornecida e a ausência desta prejudicar o conteúdo do texto, o artigo será rejeitado pelo Conselho e/ou pela Equipe Editorial.

UTILIZAÇÃO DE GRÁFICOS EM ARTIGOS

Gráficos inseridos no corpo dos textos devem ser exclusivamente nas cores preto e branco. Se o gráfico não for elaborado pelo autor, o autor deverá citar a fonte.

EXIGÊNCIAS PARA OS ARTIGOS

Resumo:

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngue (português/inglês ou espanhol/inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

·       o tema do trabalho

·       os objetivos

·       a metodologia utilizada

·       as conclusões.

Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 300 palavras.

Palavras-chave:

Em número mínimo de 03 e máximo de 05 palavras e separadas por ponto, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.

As palavras-chave devem ser apresentadas em português/inglês. Para os textos em espanhol, as palavras-chave devem ser apresentadas em espanhol/inglês.

Estrutura dos artigos:

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência:

·       Título

·       Resumo

·       Palavras-chave

·       Abstract

·       Keywords

·       Introdução

·       Texto com subtítulos e notas de rodapé

·       Conclusão ou Considerações Finais

·       Referências

Observações:

·       Não numerar a introdução, a conclusão e as referências. Os demais títulos devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos.

·       As notas de rodapé servem apenas para notas explicativas sucintas e não se destinam à apresentação de referências. As notas de rodapé devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos.

·       A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores.

·       As obras utilizadas para a elaboração do trabalho devem ser representativas da temática escolhida e atualizadas. A desatualização e a não-representatividade das obras utilizadas poderão ensejar na rejeição do artigo por decisão dos avaliadores e/ou da Equipe Editorial.

DIREITO DE RECURSO DAS DECISÕES EDITORIAIS

Aos autores fica assegurado o direito de recurso de todas as decisões editoriais.

O recurso deverá ser enviado para o e-mail da Revista (revistanoctua@fundacaoparanabuc.org.br) com a identificação completa do artigo (número da submissão e título completo) e dos autores, fundamentação recursal e demais documentos pertinentes.

A decisão do recurso será encaminhada ao recorrente em até 7 dias úteis.

            Declaração de Direitos Autorias

DECLARAÇÃO

Os autores precisam, no momento da submissão, enviar a declaração de direitos autorais conforme o seguinte modelo:

O(s) autor(es) concorda(m) e declara(m) que:

a) forneceu (forneceram) informações exatas e verdadeiras e não criou (criaram) falsa identidade ou utilizou-se (utilizaram-se) de subterfúgios com a finalidade de enganar pessoas, instituições ou de obter benefícios de qualquer natureza;

b) ele (eles) é (são) o(s) único(os) responsável(responsáveis) por toda e qualquer informação, estando sujeito às implicações administrativas e legais decorrentes de declarações inexatas ou falsas (Art. 298 e 299 do Código Penal Brasileiro) que possam causar prejuízos à Revista ou a terceiros;

c) não utilizou(utilizaram) a revista para fins ilegais, ilícitos ou proibidos, que viole a privacidade ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais ou de propriedade intelectual.

Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio, e declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.

·                   Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.