Revista Noctua » Normas Editoriais

A Revista Noctua – Arqueologia e Patrimônio tem como propósito publicar dois números por ano, recebendo textos em fluxo contínuo. Os textos devem ser encaminhados com um dos seguintes formatos:

  • Artigos inéditos
  • Relatórios técnicos de pesquisas
  • Resenhas
  • Resumos de Dissertações e Teses

A redação dos textos pode ser em português, inglês ou espanhol. Os que não se adequarem as normas serão devolvidos aos autores para as devidas correções. A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (em relação à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por pareceristas ad hoc (em relação ao conteúdo e qualidade das contribuições). 

As colaborações para a Revista Nóctua – Arqueologia e Patrimônio devem seguir as especificações abaixo:

A. Tamanho dos textos por categoria

Artigos: No máximo 10.000 palavras excluída a bibliografia, com resumo e abstract de no máximo 200 palavras cada.

Resenhas: No máximo 2.800 palavras.

Resumos de teses e dissertações: No máximo 2.800 palavras.

Relatórios técnicos de pesquisa: No máximo 7.500 palavras

B. Orientações para submissão

Todas as submissões devem ser enviadas para o e-mail:

revistanoctua@fundacaoparanabuc.org.br.

- O texto deve ser enviado em Word, com fonte Times New Roman; tamanho 12; entrelinha 1,5; páginas sequencialmente numeradas; tamanho do papel A4; margem superior, inferior, esquerda e direita igual a 3,0. 

- Na primeira página, devem constar: 

  • Título; 
  • Resumo;
  • Abstract; 
  • Palavras-chave e Key works. 

- O trabalho deve ser remetido com uma folha a parte com o nome completo do(s) autor (es), instituição a qual pertence, e-mail.

- Apenas termos científicos latinizados e palavras em língua estrangeira devem constar em itálico. 

- As tabelas devem ser digitadas em Word, sequencialmente numeradas. utilizar para texto dentro da tabela: Fonte 11 espaço simples.

- As ilustrações e gráficos devem ser apresentados sequencialmente numerados. Todas as imagens devem ter resolução mínima de 300 dpi, tamanho mínimo de 1.500 pixels, em formato JPEG, ou TIFF. 

- O texto deve fazer referência a todas as tabelas, os gráficos e as ilustrações. 

- As legendas de figuras, gráficos, mapas e tabelas devem ser claras suficientes para a compreensão do seu conteúdo sem que seja preciso recorrer ao texto.

- Evitar as automatizações no texto, somente numeração de páginas e notas de rodapé devem ser automática. 

- As notas de rodapé devem ser numeradas em algarismos arábicos e utilizadas apenas quando imprescindíveis, e não como referências. Evitar notas demasiado longas.

- As citações e as referências a autores devem ser feitas diretamente no corpo do texto e seguir à seguinte forma: sobrenome do autor (em caixa baixa), ano, página(s) (exemplos: Martin, 1996:58) (Renfrew e Bahn, 2004); (Figura 1); (Gráfico 5). 

- As referências bibliográficas citadas no texto devem ser organizadas em ordem alfabética e em acordo com o seguinte formato:

  • Artigos de Periódicos: Autor(es). (Ano). Título do artigo. Título da publicação, volume: página inicial-página final.
  • Artigos/capítulos de livro– Autor(es) do artigo/capítulo. (Ano). Título do capítulo ou parte. In: Nome(s) Autor(es) ou Nome(s) Editor(es) do livro, (Ed. ou Org.),Título do livro. Editora, Local de publicação, volume ou parte, página inicial-página final.
  • Livros considerados na íntegra– Autor(es). (Ano).Título do livro. Editora, Local de publicação.
  • Livros considerados apenas em parte– Autor(es). (Ano).Título do livro. Editora, Local de publicação, volume ou parte, página inicial-página final.
  • Dissertações e Teses – Autor(es). (Ano). Título da dissertação ou tese. (Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado). Universidade, Local da Publicação.
  • Publicações Eletrônicas – Autor(es). (Ano). Título do documento. Disponível em: . Acesso em: data.